O coronavírus é uma realidade que tem gerado muitos impactos nas atividades das micro e pequenas empresas. É certo que esses impactos têm alterado a dinâmica da gestão, especialmente a financeira. Apesar do medo, ansiedade e outros sentimentos causados, a gestão financeira tem que ser prática e objetiva em todos os seus aspectos.
O controle financeiro tem relevância vital para bom entendimento dos números do negócio, e o fluxo de caixa deve permitir avaliar as necessidades e disponibilidades diariamente.
Planejar e avaliar constantemente a situação do negócio é a palavra de ordem, para poder agir antecipadamente aos eventos. É preciso avaliar a redução e perda de faturamento, a manutenção do negócio com o faturamento reduzido, reavaliar gastos e adotar medidas de economia, renegociar o fluxo de pagamentos e recebimentos, conversar com clientes e fornecedores, buscar alternativas para vendas nesse período, utilizar-se das medidas oficiais do governo em prol da manutenção das atividades e emprego dos colaboradores. Enfim, reduzir os impactos, manter-se durante essa crise que não sabemos o quanto vai durar e preparar-se para a retomada.
A retomada também não será fácil, as empresas terão que arcar com as obrigações mensais e as postergadas, num cenário por vir que não sabemos como será, e novamente precisaremos de medidas oficiais do governo que ajudem a fortalecer as micros e pequenas empresas, para que possam voltar a gerar receitas e colaborar para o crescimento econômico do país.
A J Morelli Consultoria tem foco na gestão administrativa e financeira às micro e pequenas empresas.