A Importância da Gestão Financeira nos Escritórios de Advocacia

O que é preciso para uma boa gestão administrativa e financeira?
25 de agosto de 2017
Gestão: A tomada de decisão financeira.
17 de janeiro de 2018

Gestão Financeira, talvez seja um assunto complexo aos profissionais do Direito, mas é indispensável à sustentabilidade de qualquer negócio, não sendo diferente para os escritórios de advocacia.

O ideal é que os escritórios de advocacia façam um planejamento financeiro anual. Ele é crucial para que o escritório tenha uma visão de curto prazo do seu orçamento e fluxo de caixa, a fim de preparar-se para despesas, gastos e receitas que estão por vir. Pois, quando falta planejamento, o escritório incorre no risco de ter dificuldades para saldar as obrigações contraídas e de não estar preparado para reagir prontamente as situações imprevistas.

Outro aspecto importante, é que o escritório possua um profissional especializado e focado na gestão financeira, com conhecimentos sobre as rotinas e processos de gestão; ou, que na sua falta, que o escritório possa contar com uma assessoria externa especializada.

Para que a gestão seja eficiente, é necessário manter controles atualizados de todas as movimentações financeiras do escritório. Esses registros, devem ser organizados em contas e gerarem relatórios com informações que permitirão acompanhar e avaliar dia a dia a situação financeira e econômica do escritório.

Com o planejamento financeiro, a orçamentação anual, o fluxo de caixa e demais controles financeiros, o escritório poderá tomar decisões mais assertivas para investimentos, contratações, redução de despesas; precificar seus honorários de forma coerente com seus custos, não baseando-se apenas nas tabelas da OAB e no quanto o mercado cobra; identificar o destino das despesas e gastos, evitando que sejam direcionadas à operações que não tragam receitas ao escritório;  identificar a origem das receitas, podendo avaliar o potencial de negócios do escritório; definir pró-labore mais realistas  aos sócios, evitando retiradas que possam comprometer o caixa do escritório; apurar resultados precisos para fazer reservas de caixa, investimentos e distribuição do lucros; enfim, ter domínio dos recursos financeiros do negócio.