A consultoria tem como objeto o diagnóstico e formulação de soluções sobre um determinado assunto, serviço, atividade ou área de um negócio. Os tipos de consultoria se diferenciam de acordo com a área que necessita de ajuda especializada.
Para as micro e pequenas empresas, a consultoria externa é uma alternativa econômica, prática e que agrega muito valor à gestão. Primeiro porque os micro e pequenos negócios têm um quadro de funcionários bem enxuto e, segundo, nem sempre o proprietário do negócio ou gestor detém conhecimento sobre aquele assunto, atividade ou serviço. A consultoria externa, apesar de não conhecer a rotina do negócio, possui maior experiência prática na resolução de problemas, além de oferecer uma visão externa, independente e objetiva.
A consultoria pode ser simplificada, desde um diagnóstico rápido até planos de trabalho mais longos que possam oferecer soluções e direcionamento ao negócio. Essa ajuda é muito importante, principalmente em momentos econômicos como o atual, onde não podemos cometer erros. Assim, as soluções e direcionamentos a seguir, devem permitir o mínimo de erros e o máximo de assertividade nas decisões.
A consultoria financeira tem o objetivo de mostrar ao proprietário ou gestor do negócio uma maneira mais racional de lidar com as suas finanças. A consultoria atuará na analise da situação financeira e trabalhará, juntamente com o proprietário ou gestor responsável pelas finanças, para planejar, organizar e controlar as atividades financeiras, fixando objetivos, monitorando resultados e, principalmente, se antecipando a possível problemas que possam comprometer os objetivos desejados.