Gestão financeira eficiente significa mais do que controlar contas a pagar, a receber e o faturamento.
Atuando na tomada de decisão, a eficiência na gestão financeira do seu negócio depende da obtenção e análise de informações, cuja as quais eliminará a necessidade de se tomar decisões baseadas na intuição, e permitirá tomar decisões de forma mais assertiva e com menos chance de erro.
Outros aspectos relevantes, são que ao conhecer os resultados financeiros do seu negócio é possível tomar medidas para aumentar a lucratividade e reduzir custos e despesas desnecessárias. Além de acompanhar e avaliar se o que foi planejado está sendo cumprido. E, se a resposta for “não”, atuar de maneira a corrigir os desvios e alcançar os resultados esperados.
A Gestão financeira eficiente contribui para o menor pagamento de impostos de uma forma totalmente legal! Os impostos é um dos itens que mais impactam em qualquer negócio, mas seus efeitos podem ser reduzidos, na medida que se identifique se o negócio está sob o regime de tributação correto, ou ainda, se é o momento em que adotar um outro regime tributário se tornará mais vantajoso para o seu negócio.
Uma gestão financeira eficiente permite que a empresa conheça melhor o seu negócio e a sua operação. Com mais informações sobre as finanças, a empresa pode se preparar e planejar melhor para enfrentar os diferentes desafios do mercado. A gestão financeira funcionará de forma estratégica e dará suporte aos resultados planejados para o crescimento e sustentabilidade do negócio.
Por outro lado, se a empresa não dispor de uma gestão financeira eficiente, sua saúde financeira ficará mais fragilizada em relação as mais estruturadas financeiramente e aos riscos do mercado.
Como anda a gestão financeira da sua empresa? Quais são os seus desafios nesse sentido?