Boas decisões, dependem de informações certas! Na gestão moderna, os empresários e gestores podem contar com dados e informações precisas para tomar decisões, não dependendo exclusivamente da intuição, experiências adquiridas e conhecimento de mercado.
A Inteligência de negócios (Business Intelligence – BI, em inglês) refere-se a uma metodologia e processo de coleta, organização, análise e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Os dados por si só, bruto, não conduzem a nenhuma compreensão. A informação é a consolidação, ordenação e organização dos dados, de forma a transmitir algum significado e compreensão. E, é esse justamente o propósito do BI, transformar os dados em informações relevantes à gestão dos negócios.
O uso do BI como Inteligência Financeira, permite aos empresários e gestores financeiros, a extratificação dos dados com mais segurança, qualidade e rapidez, gerando dashboards de fácil interpretação e de acordo com as necessidades do negócio.
As informações do BI, permitem visualizar e analisar a situação econômica e financeira do negócio. Como avaliar o desempenho financeiro – liquidez, prazo médio de recebimento e pagamento, identificar que produtos e serviços que trazem mais rentabilidade e receita, comparar as previsões de vendas e orçamento anual com o realizado, comparar resultados com os de períodos anteriores, identificar possíveis desvios e riscos, permitindo ainda tomar as medidas para correção dos rumos.
Com o uso da ferramenta de Inteligência Financeira, a empresa otimiza os processos internos, ganha produtividade na geração de informação, aumenta a eficiência operacional, reduz os riscos, aumenta a geração de receitas e ganha vantagem competitiva no mercado.
As empresas que usam o BI conseguem organizar, planejar, dirigir e controlar as suas finanças com mais eficiência, permitindo tomar decisões mais assertivas para alcançar os resultados desejados.