Indicadores financeiros primordiais a qualquer negócio!

Gestão Financeira: Regime de Caixa e Regime de Competência
21 de fevereiro de 2018
2019 começou! Fique de olho nas finanças do seu negócio!
7 de janeiro de 2019

Para que o seu negócio tenha sucesso e consiga crescer, é necessário manter um controle sobre as suas finanças e seus resultados financeiros. Nesse sentido, o uso de demonstrações financeiras é indispensável à análise estruturada e correta das suas finanças. Elas forneceram informações úteis e confiável à gestão financeira do negócio.

O fluxo de caixa e o demonstrativo de resultado do exercício são as demonstrações financeiras básicas a qualquer negócio. Elas têm a finalidade de fornecer informações, para que o negócio atinja os seus objetivos, e também, identificar possíveis problemas que podem comprometer os objetivos, permitindo avaliar e tomar as medidas necessárias para corrigir os rumos.

Dentre os indicadores financeiros gerados, são primordiais a qualquer negócio, os indicadores do fluxo de caixa – liquidez, resultado operacional do caixa e geração de caixa, e do demonstrativo de resultado – resultado operacional, resultado líquido e ponto de equilíbrio.

Como utilizar essas demonstrações financeiras? Para que essas demonstrações gerem informações úteis e confiáveis, é preciso definir quais são os dados e as informações necessários, em seguida, organizar os controles financeiros para que gerem essas informações.

Depois, é necessário realizar o acompanhamento desses controles e relatórios.  E, diante dos resultados, interpretá-los. O que os resultados dizem sobre o negócio? Qual é o impacto desses resultados? Está dentro do que foi planejado?

Realizada a análise, é possível ter ciência da real situação financeira do negócio, e definir as medidas a serem tomadas, seja para corrigir os rumos ou impulsionar os resultados.