Mantenha o foco no fluxo de caixa!

Por que contratar consultoria para uma pequena empresa?
17 de agosto de 2017
O que é preciso para uma boa gestão administrativa e financeira?
25 de agosto de 2017

Se o fluxo de caixa da sua empresa estiver em ordem, o lucro também estará. Sem Lucro é possível se manter por um tempo, mas sem Caixa é impossível se sustentar!

 

Muitas empresas conseguem se manter no curto ou médio prazo, ainda que estejam sem lucro ou tendo algum prejuízo. No entanto, isto só é possível se elas conseguirem manter um fluxo de caixa saudável. Pois, não haverá longevidade para uma empresa que não possua caixa suficiente para atender às suas despesas.

Alguns fatores que permitem um fluxo de caixa saudável, estão sob domínio da própria empresa, como por exemplo faturar um serviço ou produto no início dos trabalhos ou produção e não somente quando os mesmos estiverem concluídos ou entregues. Faturar 50% no início e 50% na conclusão ou entrega, pode ser uma das melhores opções para fortalecer o caixa da empresa. Assim como, negociar prazos de pagamento condizentes com os prazos de recebimentos.

Outro aspecto de fundamental importância a qualquer negócio, é o planejamento financeiro. O planejamento financeiro estabelecerá o que precisa ser feito em relação as finanças da empresa, prevendo as situações futuras e antecipando-se a possíveis imprevistos, e possibilitando tempo para se buscar soluções. Ele contempla duas ferramentas essenciais à saúde financeira da empresa: o orçamento e o fluxo de caixa.

O orçamento tem duas funções básicas: planejamento e controle. Planejamento, ao sistematizar as previsões de receitas, despesas, impostos, investimentos e projeções de resultado para um determinado período. E, controle ao acompanhar o previsto, manter bons resultados, efetuar as correções necessárias e realizar o orçamento estabelecido.

O fluxo de caixa, como exposto no início deste artigo, é imprescindível. É nele que diariamente, registra-se todas as entradas e saídas, que categorizadas por contas, permitirá que se conheça o destino de cada real dos recursos financeiros da empresa. Ele demonstrará se há recursos suficientes ou não para honrar os compromissos assumidos.

A falta de planejamento e controle em relação aos aspectos financeiros é uma das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil!