Os processos financeiros nas micro e pequenas empresas prestadoras de serviços são:
- Controle do fluxo de caixa: é um procedimento imprescindível para apurar, controlar e projetar os recursos financeiros da empresa. Ele registra as entradas e saídas, de forma a permitir identificar a origem dos valores recebidos e o destino dos valores pagos.
- Gestão de contas a pagar e a receber: esta atividade dá suporte ao fluxo de caixa, organizando e gerenciando as entradas e saídas dos recursos.
- Gerenciamento orçamentário: é uma etapa que tem como objetivo melhorar a rentabilidade da empresa. A gestão orçamentária permitirá planejar a geração de receitas e melhor aplicação dos recursos em investimentos, gastos e impostos.
- Faturamento: é uma atividade responsável pela emissão/ das notas fiscais dos serviços prestados, tributação desses serviços e gerador do contas a receber.
- Captação de recursos financeiros: é a atividade que busca captar recursos para aporte no caixa da empresa.
- Aplicação de recursos financeiros: por meio dessa atividade, busca-se evitar problemas da falta de recursos, investir as sobras de caixa e acompanhar o fluxo de recursos obtidos pela empresa e sua aplicação.
- Gestão do crédito e cobrança: este processo, em relação ao crédito tem como objetivo analisar a capacidade de pagamento dos clientes e em relação a cobrança, auxiliar na gestão para recebimento dos valores que a empresa tenha direito.
- Demonstração de resultados: essa atividade tem como objetivo a geração de relatórios para gerenciamento e tomada de decisões. Os dois principais são o Demonstrativo de Fluxo de Caixa – que tem como objetivo mostrar a situação do caixa (capacidade de pagamento) e o Demonstrativo de Resultado do Exercício – que tem como objetivo mostrar se o negócio está obtendo de lucro ou prejuízo.
Os processos financeiros, quanto mais bem estruturados, mais otimizam a rotina diária, minimizam erros e maximiza a aplicação dos recursos financeiros.Para aperfeiçoar os processos de controle financeiros, procure entender como acontecem hoje no seu negócio e como eles podem ser melhorados. Alguns procedimentos simples podem ajudar a identificá-los e melhorá-los:
- faça um mapeamento de todo o processo financeiro na sua empresa;
- analise esse mapeamento e construa um fluxo simples e eficiente;
- invista em pessoas capacitadas ou ajuda externa especializada;
- busque tecnologias de automações; e
- monitore os resultados.
Não adianta criar processos, controlar, se não tiver análise das informações geradas.
A Gestão eficiente dos processo financeiros, traz tranquilidade e segurança para pensar em novas oportunidades, sejam investimentos, inovações, produtos e serviços, ou melhorias na gestão e estrutura da empresa.