Gestão: A tomada de decisão financeira.

A Importância da Gestão Financeira nos Escritórios de Advocacia
27 de novembro de 2017
Capital de Giro
31 de janeiro de 2018

A gestão financeira moderna precisa de uma visão integral da empresa para detectar oportunidades e ameaças, analisar dados e informações, e tomar decisões assertivas em relação a saúde econômica e financeira do negócio.

Gerir as finanças é também, decidir. O processo para tomada de decisão no ambiente econômico e financeiro atual, vem se tornando mais complexo e de risco cada vez mais elevado. Por isso,  da importância de se manter o controle das finanças e contar com ajuda de profissionais capacitados para melhorar a qualidade das decisões. A sustentabilidade de uma empresa é dependente da qualidade das decisões tomadas por seus gestores.

A gestão financeira, nas pequenas e microempresas, deve considerar as seguintes funções:

  1. Planejamento Financeiro: priorizar o equilíbrio financeiro, identificar desafios futuros, prever soluções e estabelecer resultados.
  2. Controle Financeiro: acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa; comparar o previsto com o realizado, definir e implementar medidas de ajustes.
  3. Administração dos riscos econômicos: refere-se diretamente a atividade do negócio e seu mercado: otimização de custos e despesas, precificação, demanda, variações econômicas, concorrência e outras; e
  4. Administração dos riscos financeiros: refere-se diretamente as decisões financeiras: endividamento, financiamento, capacidade de pagamento, gestão de fluxo de caixa e capital de giro.

A tomada de decisão financeira é um processo contínuo e necessário. A decisão assertiva não será a que irá gerar simplesmente um resultado futuro, mas a que irá gerar o melhor resultado futuro.

 

.